As propriedades do mármore e seus usos

Muito poucas rochas têm muitos usos como o mármore. Ele é usado por sua beleza na arquitetura e na escultura, e também pelas suas propriedades químicas, em produtos farmacêuticos e agrícolas.

Uso do mármore em monumentos

As propriedades do mármore são inúmeras e por se ruma rocha abundante na natureza e de baixo custo, ele é usado em muitas construções vejamos as principais:

Vídeo com produtos de mármore pela Gomes Mármores e Granitos – Marmoraria em Curitiba

– Monumento de Washington de Mármore

O monumento de Washington foi construído de mármore entre 1848 e 1884. O trabalho inicial sobre a estrutura foi feita utilizando mármore de uma pedreira localizada perto de Texas, tal a facilidade de se encontrar essa rocha. Quando a construção retomada em 1876, a pedreira do Texas não estava disponível, por isso foi usado mármore perto de Massachusetts. No entanto essa pedreira teve problemas com entrega do mármore em tempo hábil, e seu contrato foi cancelado, fazendo-se um novo, em seguida, com a pedreira Baltimore, Maryland que forneceu uma pedra de mármore um pouco mais escura. Estas fontes diferentes de pedra podem ser vistas no monumento até os dias atuais.

-Lincoln Memorial

O Lincoln Memorial foi construído entre 1914 e 1922. Muitas pedras diferentes foram usadas ​. As paredes do terraço e degraus mais baixos foram feitos de granito de Massachusetts. O andar superior, as colunas e a fachada exterior foram feitos usando mármore do Colorado. As paredes interiores foram feitas de calcário Indiano (chamado de “Mármore Indiano” por muitos arquitetos). O piso foi feito utilizando mármore rosa de Tennessee, e a estátua de Lincoln foi feita a partir de rocha branca muito brilhante da Geórgia. Cada tipo de pedra foi selecionado pelas suas propriedades juntamente com um esforço para utilizar os vários tipos de mármores existentes

-Calcário agrícola

Alguns tipos de mármore são aquecidos em forno para retirar o dióxido de carbono que está contido dentro da calcite. O que resta após o tratamento forno é o óxido de cálcio (Cal como conhecido). A cal é utilizada como um tratamento de solo agrícola para reduzir a acidez. Quando aplicado em combinação com o fertilizante, pode aumentar o rendimento de um solo.

-Badejo

É um mármore de cor excepcionalmente branco é por vezes usado para produzir um produto conhecido como “badejo,” um pó branco, que é usado como um pigmento, branqueador e enchimento para tintas, papel e outros produtos.

Considerações finais

O mármore também é utilizado pelas suas propriedades ópticas em cosméticos, tintas e de papel. O mármore tem muitas propriedades únicas que o tornam uma pedra valiosa em muitas indústrias diferentes.

NOSSO PARCEIRO

gomes marmoraria curitiba

A Gomes Mármores e Granitos é um parceiro nosso. Você pode entrar em contato com a melhor marmoraria de curitiba aqui.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *